A Força do Espírito

Capítulo I – O HOMEM MORA NO SEIO DE DEUS.


2 - Mesmo Não Querendo a Dádiva do Céu...

          Desde o dia em que o bebê nasce o leite que alimenta a sua vida é produzido e armazenado no peito da mãe, de modo que lhe é dado na hora certa e na quantidade necessária, além de ser-lhe preparada a roupa e também um lugar para morar. Mais ainda, ele é envolvido pelo amor dos pais e pelo carinho e consideração das pessoas que o cercam.

          Isso quer dizer que a roupa, o alimento, a moradia e o sentimento são coisas prometidas e concedidas ao ser humano como algo necessário para toda a sua vida. O que mais desejaria uma pessoa se tivesse a felicidade de contar com um corpo sadio, fosse rico de espírito e não lhe faltasse roupa, alimento e moradia?

          O maior desejo dos pais que esperam uma criança, seja menino ou menina, é de que nasça com corpo perfeito e com saúde. Eles não têm alternativos senão orar para que esse desejo seja atendido. Isso porque a criança não é produto apenas da vontade e força dos pais, mas de uma força infinitamente superior, e creio que eles esperam a vinda do filho ou filha a este mundo como uma dádiva do Céu.

          Além disso, a técnica de mamar não é ensinada ao bebê pela mãe. Mesmo assim, a sua destreza ao sugar o leite, envolvendo a mama com a língua, faz-nos reconhecer claramente a vontade humana de viver, sob a graça e proteção de Deus かみさま. O crescimento físico da criança é espantoso. Ela cresce a olhos vistos. Em poucos meses começa a engatinhar por todos os cantos e logo passa a dar os primeiros passos. O seu crescimento mental é também rápido. Quando menos se espera, está balbuciando algumas palavras. Ao ver isso com atenção e admiração, os pais não resistem em afirmar que foram eles que a criaram. Contudo, os pais precisam saber a verdade de que a criança é criada e protegida por uma força bem maior do que eles podem imaginar.

           Com o passar dos anos, a criança cresce e se torna adulta. Se for homem, recebe como companheira uma esposa e, se for mulher, um marido. Ao viver unido de corpo e espírito, o casal é abençoado com filhos, desfrutando assim uma vida cheia de felicidade, ao ponto de dizer que aqui é realmente o paraíso da vida humana.

           Mesmo vindo ao mundo sem nada, tudo que é necessário para o ser humano viver no transcorrer de toda a sua vida é preparado e concedido a partir desse dia. Só de refletir sobre isso, a pessoa há de compreender a indiscutível verdade de que todos recebem, mesmo que não queiram as coisas correspondentes ao seu mérito e virtude. Isso é perfeito e gratificante e, por mais que tente, é impossível o ser humano medir a razão de tudo isso só com a força de sua inteligência. Isso não pode ser outra coisa senão a graça e concessão de Deus-Parens おやがみさま. A razão celeste que governa este mundo se compromete a assegurar a vida plena de alegria e felicidade 陽気ぐらし do ser humano. Sentimos que nessa graça e trabalho da razão celeste transborda o caloroso amor de Deus-Parens おやがみさま, e não podemos deixar de reverenciá-lo como a fonte de toda essa graça e benevolência.

            Ninguém pode viver desprovido de roupa, alimento e moradia, muito menos de saúde, e nem sofrer por falta de amor e compaixão humana, pois isso contraria a vontade divina. Todos os seres humanos são imparcialmente protegidos como filhos de Deus かみさま; porém, o fato de surgirem desavenças, falsidades e mentiras que, na verdade, não deviam existir, significa que o próprio homem é a causa disso, atraindo-as para junto de si. Portanto, toda vez que se depara com um obstáculo e cai em profunda tristeza, à pessoa precisa fazer uma reflexão séria e minuciosa sobre si mesma.

            Há o seguinte ensinamento de Deus かみさま: ”Todos os fatos surgem de uma coisa apenas: o espírito.” Desde que todas as coisas acontecem devido ao uso espiritual e atitude de cada um de nós, seja em que circunstância for não devemos odiar os outros nem nos queixarmos do mundo. Se ao menos vivermos com o espírito unido unicamente a Deus かみさま e agirmos de acordo com a razão celeste, encontraremos o caminho certo e todos os problemas serão resolvidos um a um.

             Ao invés de guardar no coração o sentimento de só querer as coisas para si, a pessoa deve antes possuir o sentimento de renunciá-las. Seja quem for se abandonar as coisas supérfluas e indesejáveis, como vícios e maus pensamentos, e livrar-se das poeiras espirituais ou atitudes errôneas, como soberba, inveja e ciúme, poderá voltar de novo ao mundo onde possa viver feliz sob a proteção de Deus かみさま. Visto que não existe nem um milésimo de erro nas providências divinas, espero que todas as pessoas se esforcem para que não haja erro algum de sua parte, e vivam todos os dias com espírito animado e cheio de alegria e gratidão pelas graças e bênçãos de Deus かみさま.

Sashiti Ono サシチ オノ Ex-condutor da Casa Missionária Tenrikyo Aiko.
 
Adaptado por Anderson Oliveira.