domingo, 21 de agosto de 2016

OS ALIMENTOS PREFERIDOS

Oyassama, já em idade bastante avançada, tomava mirin, embora em pequena dose. Tinha predileção especial pelo mirin estufado na Casa de Aguardente Matsumoto da Aldeia de Senzai. De modo que, comprava-se frequentemente numa cabaça para oferecer-lhe.
Ainda, gostava de arroz com batatas, irogohan e demais pratos bem cozidos e macios. Se algum fiel mais íntimo chegava ao quarto dela por alguma necessidade na ocasião de sua refeição, fazia sempre uma espécie de bolinho de arroz na sua própria tigela com os hashis, molhados na água quente, e oferecia-lhe.
"Sirva-se."
Todas as pessoas recebiam-no em suas mãos para saboreá-lo. Isso era conhecido na região de Yamato como te no cubo (palma da mão).
Nessas ocasiões, se alguém fazia cerimônia, Ela se mostrava um tanto desgostoso.
"Não gostas?"
Na época em que rompiam novos brotos de caqui e as suas tenras folhas exalavam seu perfume, gostava muito de saborear sushi enrolado com essas folhas.
Por isso mesmo atualmente, as pessoas conhecedoras desse fato da época em que Ela vivia fisicamente fazem anualmente, com a chegada da estação, tal caquizushi para oferecê-la.

Livro Imagens de Oyassama

Nenhum comentário:

Postar um comentário